Atleta guarujaense percorre 42 km em águas abertas em Portugal
- Equipe Baixada na Tela

- 8 de set. de 2025
- 1 min de leitura

O nadador guarujaense Leandro Cruz concluiu a travessia de 42 km entre Porto Santo e Madeira, em Portugal, após mais de 18 horas de prova. Ele se tornou o terceiro atleta da história a conquistar o feito, reconhecido pela Organização Mundial de Natação em Águas Abertas como um dos maiores desafios da modalidade.
Leandro iniciou a prova em Porto Santo e chegou à Ilha da Madeira pouco depois da meia-noite, acompanhado por uma equipe de apoio. O atleta foi recepcionado por familiares e amigos, com bandeiras do Brasil e de Guarujá.
O feito foi conquistado sem uso de equipamentos auxiliares e exigiu meses de preparação física e mental. A última atleta a vencer esse desafio havia sido a ultramaratonista brasileira Mayra Santos, há seis anos, que também esteve presente o acompanhando e fez rifas para arrecadar o dinheiro necessário para a prova.
Natural de Guarujá, Leandro Cruz cresceu na Vila Júlia e desde cedo desenvolveu a paixão pelo mar, inspirado pelo tio mergulhador. Com experiência em diversas competições de natação, ele dedicou 14 meses de treinos intensos e meditação diária para enfrentar o desafio da travessia. “Muito treino, muitas dores, muito cansaço, mas nada disso nos abalou”, destacou.





Comentários