Festividades de Santa Rosa de Lima se encerram em Guarujá com a tradicional quermesse
- Equipe Baixada na Tela

- 25 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Festa também contou com novena e shows
A Paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, encerrou no último domingo (24) a tradicional Festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, que tem seu dia celebrado em 23 de agosto. A festa pela santa em Guarujá realizou-se entre 14 e 24 de agosto e contou com uma novena especial, que se estendeu entre os dias 14 a 22 e teve a participação de diversos padres convidados.
O domingo (24) foi marcado por uma grande celebração em Guarujá, com quermesse e shows de cantores católicos. O prefeito municipal, a primeira dama e o vice-prefeito prestigiaram o encerramento da festa, que contou com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci). As Secretarias de Cultura (Secult), Mobilidade Urbana (Semob) e de Defesa e Convivência Social (Sedecon) também prestaram apoio logístico.
As celebrações da novena foram diárias, às 19h30, conduzidas por diferentes religiosos. Os fiéis fizeram doações de alimentos e mantimentos. A novena teve início no dia 14, com a presença do padre Paulo Vitor, com doação de óleo. No dia 15, o padre Renan Mascarenhas esteve presente e houve doação de café. Dia 16, o padre Antônio Baldan conduziu a cerimônia e foi solicitada doação de leite. Já no dia 17, padre João Carneiro celebrou a missa e foi pedida doação de molho de tomate.
O dia 18 contou com a participação do padre Marcos Funchal, com doação de bolachas. No dia 19, o padre Renan Censi celebrou a missa e houve doação de açúcar. No dia 20, foi a vez do padre José Paul estar presente, com pedido de doação de farinha de trigo. No dia 21, o padre Wilson José conduziu a cerimônia, com doação de material de limpeza. E para encerrar a novena, no dia 22, a participação foi do padre Claudenil Moraes e o pedido de doação foi de produtos de higiene pessoal.
Bispo coadjutor
Um dos pontos altos da festa foi a presença do bispo coadjutor de Santos, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em uma missa especial, com a benção das águas, no dia sábado (23).
O encerramento das festividades, neste domingo (24), marcado por três missas solenes, conduzidas por diferentes sacerdotes, com a esperada benção das rosas e procissão pelas ruas do bairro. Para encerrar a programação, foi realizada a tradicional quermesse, com muitas comidas típicas e shows com atrações católicas.





Comentários