Líder muçulmano esteve em Guarujá para um diálogo inter-religioso
- Equipe Baixada na Tela

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Prefeitura manifestou ao imã o interesse em sua presença no Fórum Inter-Religioso Municipal
O imã paquistanês Ihtsham Ahmad Moman, vice-presidente da Comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil, esteve em Guarujá nesta terça-feira (9), com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso e combater a islamofobia por meio da disseminação dos verdadeiros ensinamentos do Islã. O líder religioso veio à Cidade com o intuito de participar das ações do Fórum Inter-Religioso Municipal (FIRM), fazendo palestras para apresentar o Islã à população da Cidade.
O Município manifestou ao imã o interesse em sua presença no FIRM, considerando que ele expressou o desejo de integrar o espaço e colaborar com suas discussões. Para ele, é necessário focar nas semelhanças e ter comunhão entre as comunidades para que haja paz e harmonia no mundo. “Devemos buscar ter os atributos de Deus, pois a nossa intenção é o mais importante para agradá-lO”, afirmou.
O imã Ihtsham Ahmad Moman trouxe um Corão (o livro sagrado do Islã) de presente a Guarujá e também um relatório sobre a perseguição à comunidade muçulmana. Ele acredita que a islamofobia aconteça pela ignorância das pessoas em relação à religião. “O nosso lema, da Comunidade Muçulmana Ahmadia, é ‘amor para todos, ódio para ninguém’”, enfatizou.
Sobre o imã
O imã Ihtsham Ahmad Moman chegou em 2020 ao Brasil, morou quatro anos no Rio de Janeiro, onde fez um trabalho de divulgação do Islã em diversas cidades, e está há um ano em São Paulo. O imã procura levar os ensinamentos da religião a lugares onde não há nenhuma mesquita (o templo muçulmano), e também já esteve em diversas cidades paulistas com esse trabalho.
Antes de chegar ao país, ele morou em Portugal, onde cursou o 2º grau. Depois, cursou Teologia na Alemanha e especialização em teologia e línguas na Inglaterra. Hoje, atua como professor on-line de língua e cultura árabes.





Comentários