Pavilhão Maria Fumaça passa por melhorias e pode se transformar em Posto de Informação Turística
- Equipe Baixada na Tela

- 27 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá iniciou a revitalização do Pavilhão Maria Fumaça, localizado no Centro, no cruzamento das avenidas Puglisi e Leomil. O espaço histórico pode receber um Posto de Informação Turística. As obras, com previsão de 30 dias, incluem reparos no telhado, trincas e rachaduras, pintura, troca de vidros, limpeza e novo paisagismo.
Segundo o secretário municipal de Turismo, a revitalização do Pavilhão Maria Fumaça garante a preservação desse patrimônio cultural e o adapta para novos usos que tragam benefícios tanto à população quanto aos visitantes: “O Pavilhão Maria Fumaça é um marco para Guarujá e precisa estar à altura da sua importância histórica. A possibilidade de transformá-lo em um Posto de Informação Turística representa não só a valorização da nossa memória, como também a oferta de um serviço estratégico para quem visita o Município”, afirmou.
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura vem executando diversas ações de manutenção e recuperação dos equipamentos turísticos, assegurando espaços mais qualificados e preparados para receber moradores e turistas. Entre as possibilidades em análise está a instalação de um novo PIT no local, que disponibilizará atendimento especializado com informações sobre atrativos, eventos e serviços. Também está em estudo a criação de um Posto de Atendimento ao Turista na Praça dos Expedicionários.
Outros PITs
Em abril deste ano, a Prefeitura reabriu quatro Postos de Informação ao Turista (PITs) para facilitar o deslocamento dos visitantes pelos pontos turísticos da Cidade e suas 27 praias. Os equipamentos oferecem informações sobre atrativos e programação de atividades. Atualmente, o Município conta com cinco Postos em funcionamento.
Os PITs estão localizados na Praia do Tombo (Avenida Prestes Maia – Jardim Las Palmas, ao lado da Bandeira Azul), Rodoviária (Avenida Santos Dumont, 840 – Santo Antônio), Praia das Astúrias (Avenida General Monteiro de Barros, ao lado do Posto 3 do Corpo de Bombeiros) Mirante das Galhetas (Rua das Galhetas – Jardim Astúrias) e na sede da Secretaria de Turismo (Rua Washington, 607 – Centro)
Além disso, foram capacitados estudantes de turismo para atuarem como estagiários, auxiliando na orientação aos turistas das 9 às 17 horas, horário de funcionamento dos equipamento
História
O Pavilhão da Maria Fumaça mantém viva parte da história de um dos principais meios de locomoção do Município ainda no século XIX. A locomotiva, que foi inaugurada em 2 de setembro de 1893, permitia o deslocamento de munícipes e turistas ao Centro da Cidade, Vicente de Carvalho e às balsas que ligavam Guarujá a Santos. Após aproximadamente 63 anos transportando pessoas sobre os trilhos, o serviço foi extinto em 13 de julho de 1956.
A Maria Fumaça, assim apelidada devido à densa fumaça que expelia, foi fabricada em larga quantidade e utilizada em boa parte do Brasil. Contudo, o que torna sua existência ainda mais especial em Guarujá, além do fato de ser uma das poucas unidades expostas no país, é Mariazinha das Flores, moradora e servidora pública do Município, que zelou pela locomotiva durante pouco mais de 50 anos.
Isso porque Maria Fonseca, seu nome de registro, ilustrava o maquinário e colocava punhados de flores em torno do pavilhão todos os dias. O alinhamento e a delicadeza não passavam despercebidos pelos visitantes um único dia, até dezembro de 2010, quando faleceu, aos 75 anos de idade.





Comentários