top of page
POSCAST BAIXADA NA TELA.png

Programa de Educação Integral celebra Natal Encantado

  • Foto do escritor: Equipe Baixada na Tela
    Equipe Baixada na Tela
  • 26 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura
ree

Evento reúne alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental


Os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gladston Jafet participaram, nesta terça-feira (25), da festa de encerramento do ano letivo, cujo tema foi “Era uma vez... Um Natal Encantado”. A celebração foi realizada no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Isabel Ortega, no bairro Santa Rosa. A unidade de ensino integra o Programa de Educação Integral implantado pela Prefeitura de Guarujá, via Secretaria de Educação (Seduc).


A professora Jéssica Oliveira, coordenadora do Programa de Educação Integral, explica que, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC), os alunos do programa precisam cumprir uma jornada ampliada e permanecer sete horas diárias na escola.


Além das atividades relacionadas com o aprendizado curricular, também realizam atividades extracurriculares. “Após as atividades em sala de aula, os alunos praticam diversas modalidades como dança, artesanato, natação, informática, entre outras. Todas estas atividades extracurriculares são realizadas no Caec Isabel Ortega”.


O Programa compreende três turmas com 25 alunos cada. A coordenadora conta que os estudantes que o frequentam apresentam um desempenho pedagógico melhorado. “Além do desenvolvimento socioemocional, os alunos melhoram as relações entre eles e com a escola, o que demonstra uma evolução fundamental para as crianças”


 


Natação celebra cooperação em grupo


O Caec Isabel Ortega também foi palco de outra atividade do Programa de Educação Integral da Seduc. Os alunos da Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, também no bairro Santa Rosa, participaram de uma competição de natação onde o objetivo maior era o foco no trabalho em equipe, o esforço, a cooperação e a ajuda mútua. A atividade aconteceu no último dia 19.


Conforme a secretária-adjunta da Educação, os alunos participaram de revezamentos cujas regras priorizaram a ideia de que tanto na natação quanto na vida, todos ganham quando chegam juntos no final.


“Os alunos aprenderam que a velocidade de um único nadador não é o mais importante, mas, sim, o apoio que um oferece ao outro, a paciência para esperarem e incentivarem o colega e entenderem a força que surge de um grupo unido”, disse.


Ao final da competição cooperativa, a premiação foi baseada no esforço, na dedicação e, acima de tudo, na capacidade de trabalhar em grupo demonstrada por cada aluno.


Comentários


bottom of page